QUEM É O CHEFE? – Alunos
dispostos em círculo. Será escolhido um aluno para ficar afastado dos demais,
enquanto é escolhido o “chefe”. O chefe irá realizar movimentos para os demais
colegas repetirem. O aluno que estava afastado, terá que descobrir “quem é o
chefe”. Ao acertar ou errar, trocar o chefe e escolher outro aluno para tentar
descobrir.
VIGIA NOTURNO –
Alunos dispostos sentados, em círculo. Um aluno ficará sentado no cento do
círculo com os olhos vedados (ou fechados). O professor irá apontar um aluno,
que procura se aproximar do vigia, cuidadosamente. O aluno do centro,
percebendo a aproximação, deverá apontar para a direção de onde o aluno está
vindo. O objetivo do vigia é acertar a direção, e dos demais alunos é de pegar
na cabeça do vigia.
PICASSO
– Alunos dispostos sentados, em círculo. Com um papel e uma caneta, o
professor irá pedir aos alunos que desenhe apenas o que for solicitado.
Exemplo: O aluno que começar desenha um círculo e passa para o da direita, que
irá desenhar olhos e passa para o próximo que irá desenhar o nariz... assim por
diante, até o último aluno. A mesma atividade pode ser feita individualmente.
TELEFONE SEM FIO – Alunos dispostos em círculo. Um primeiro aluno irá iniciar a atividade dizendo uma frase no ouvido do colega do lado (direito ou esquerdo), este passará a mensagem para o próximo, e assim sucessivamente até chegar ao último, que dirá em voz alta.
CARNEIRINHO PERDIDO – Alunos dispostos sentados, em círculo. Será escolhido um aluno para ficar no centro, com os olhos vedados. Este será o pastor. O professor irá guia-lo pelo círculo e para em frente a um aluno. O aluno vedado irá perguntar “você é meu carneirinho perdido?” e o aluno do círculo imitara um carneiro. O objetivo do jogo é o pastor acertar o nome do colega.
BATATA QUENTE – Alunos dispostos em círculo, sentados. O professor, fora e de costas para o círculo, irá iniciar a atividade dizendo “frio”, enquanto os alunos passarão uma bola um para o outro, em todas as direções (direita, esquerda e frente). Quando o professor disser “quente”, o aluno de posse da bola será o próximo a dar o comando. Assim sucessivamente até que reste apenas um aluno.
MÍMICA – Alunos divididos em
equipes, sentados. Será escolhida uma equipe para iniciar a atividade,
realizando uma mímica para os demais. A equipe que acertar, será a próxima.