quarta-feira, 14 de outubro de 2015

#3 ATIVIDADES RECREATIVAS, COOPERATIVAS E COMPETITIVAS


QUEIMADA AMEBA – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um pegador que estará de posse de uma bola de borracha (iniciação). O objetivo do jogo é “queimar” todos os demais alunos. Aqueles que forem “queimados”, deverão sentar-se, se tornando a “ameba”. O aluno que for “ameba”, poderá retornar ao jogo caso encoste em outro colega que estiver em pé, e este terá que sentar-se, ou pegar a bola e “queimar” um colega.

PIQUE COLA (ADAPTADO) – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um pegador inicial. O objetivo do jogo é pegar os demais alunos. O aluno que for pego pelo pegador, deverá ficar parado, com as pernas ligeiramente afastadas. Para ser “descolado”, um colega deverá passar por entre suas pernas. O aluno que for colado pela 3ª vez, será o próximo pegador.

PATO E GANSO – Alunos dispostos em círculo e sentados. Será escolhido um aluno e este de pé, irá caminhar pelos demais alunos, por fora do círculo, tocando a cabeça dos demais e dizendo “pato”. Quando o aluno tocar a cabeça do colega e disser “ganso”, este irá levantar e tentará pegar o colega, que terá que dar uma volta no círculo e sentar-se no lugar do outro. O aluno que não conseguir pegar o colega, será o próximo a ficar em pé.

PEGA-PEGA BAMBOLÊ – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um aluno para ser o pegador, e ele estará de posse de um bambolê (arco). O pegador deverá pegar os demais colegas, colocando-os dentro do arco. O aluno que for pego, ficará com o bambolê para pegar os demais.

CARIMBA DEMOLIDOR – Alunos divididos em duas equipes. Atrás de cada equipe se encontra cones (número de cones igual a de jogadores, para cada equipe). O objetivo do jogo é derrubar todos os cones da equipe adversária. Nesse jogo não há “morto”.

CARIMBA DE CENTRO – Alunos no centro da quadra. Serão escolhidos dois alunos, que ficarão um em cada linha de fundo da quadra de futsal, ou a uma distância longa do centro da quadra. Os demais alunos no centro, em uma área demarcada. Os alunos das extremidades irão tentar carimbar os do centro. Ao ser carimbado, o colega irá para o lado do carimbador. Vence o último que ficar no centro da quadra.


CARIMBA REI E RAINHA – Alunos divididos em equipes. Em cada equipe, será escolhido, de forma secreta para a outra equipe, um REI e uma RAINHA (caso não haja meninas ou meninos na atividade, fazer só um REI ou só uma RAINHA) Variação do CARIMBA, o objetivo do jogo é carimbar os demais colegas da equipe adversária, sendo que, se a equipe carimbar o REI e a RAINHA, mesmo antes dos demais, o jogo é ganho. 


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