QUEIMADA AMEBA – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um pegador que estará de
posse de uma bola de borracha (iniciação). O objetivo do jogo é “queimar” todos
os demais alunos. Aqueles que forem “queimados”, deverão sentar-se, se tornando
a “ameba”. O aluno que for “ameba”, poderá retornar ao jogo caso encoste em
outro colega que estiver em pé, e este terá que sentar-se, ou pegar a bola e “queimar”
um colega.
PIQUE COLA (ADAPTADO) – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um pegador inicial. O
objetivo do jogo é pegar os demais alunos. O aluno que for pego pelo pegador,
deverá ficar parado, com as pernas ligeiramente afastadas. Para ser “descolado”,
um colega deverá passar por entre suas pernas. O aluno que for colado pela 3ª
vez, será o próximo pegador.
PATO E GANSO – Alunos dispostos em círculo e sentados. Será escolhido um aluno e
este de pé, irá caminhar pelos demais alunos, por fora do círculo, tocando a
cabeça dos demais e dizendo “pato”. Quando o aluno tocar a cabeça do colega e
disser “ganso”, este irá levantar e tentará pegar o colega, que terá que dar
uma volta no círculo e sentar-se no lugar do outro. O aluno que não conseguir
pegar o colega, será o próximo a ficar em pé.
PEGA-PEGA BAMBOLÊ – Alunos dispostos na quadra. Será escolhido um aluno para ser o
pegador, e ele estará de posse de um bambolê (arco). O pegador deverá pegar os
demais colegas, colocando-os dentro do arco. O aluno que for pego, ficará com o
bambolê para pegar os demais.
CARIMBA DEMOLIDOR – Alunos divididos em duas equipes. Atrás de cada equipe se encontra
cones (número de cones igual a de jogadores, para cada equipe). O objetivo do
jogo é derrubar todos os cones da equipe adversária. Nesse jogo não há “morto”.
CARIMBA DE CENTRO – Alunos no centro da quadra. Serão escolhidos dois alunos, que ficarão
um em cada linha de fundo da quadra de futsal, ou a uma distância longa do
centro da quadra. Os demais alunos no centro, em uma área demarcada. Os alunos
das extremidades irão tentar carimbar os do centro. Ao ser carimbado, o colega
irá para o lado do carimbador. Vence o último que ficar no centro da quadra.
CARIMBA REI E RAINHA – Alunos divididos em equipes. Em cada equipe, será escolhido, de forma
secreta para a outra equipe, um REI e uma RAINHA (caso não haja meninas ou
meninos na atividade, fazer só um REI ou só uma RAINHA) Variação do CARIMBA, o
objetivo do jogo é carimbar os demais colegas da equipe adversária, sendo que,
se a equipe carimbar o REI e a RAINHA, mesmo antes dos demais, o jogo é ganho.
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